A decoração sustentável conquista cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos, em itens decorativos e na aplicação de objetos simples do dia a dia. No entanto, para aplicar a sustentabilidade na decoração do seu imóvel não é necessário grandes investimentos.
Na verdade, basta apenas adotar atitudes simples e usar uma boa dose de criatividade, gerando conforto, leveza e modernidade ao seu projeto decorativo.
É importante mencionar que a decoração sustentável é uma tendência que não tem volta. Então, quando você percebe que é possível transformar o seu imóvel e minimizar os impactos ambientais, acaba mergulhando de cabeça nessa novidade.
Pensando nessa tendência ótima e sustentável, neste post vamos dar algumas dicas para você decorar sua casa e ainda cooperar com o meio ambiente.
1. Crie um cantinho verde
O primeiro passo para aplicar a sustentabilidade na decoração é criar um cantinho verde ou até mesmo espalhar plantas pela casa. Inclusive, essa medida vai gerar um ar mais fresco e puro, além de deixar o ambiente muito mais arejado.
Contudo, é interessante valorizar a flora do país. Por isso, dê preferência às plantas brasileiras, uma vez que são mais fáceis de cuidar, cultivá-las e ainda contribui com a preservação da flora nacional.
Diante disso, vale apostar em Bromélias, Palmeiras, Samambaias, Suculentas, Filodendros, entre outras plantas. Invista também em vasos de barro ou cerâmica. Esses materiais contam com uma boa durabilidade e afetam menos o meio ambiente.
2. Reutilize objetos
A reutilização é uma das premissas da sustentabilidade. Sendo assim, busque reformar móveis antigos, valorize o artesanato, compre em antiquários e reaproveite objetos que certamente iriam para o lixo.
Vale ressaltar que é interessante reaproveitar pallets e caixotes de feira, gerando beleza ao local e ampliando o espaço de armazenamento.
Além disso, latinhas e esquadrias de alumínio, potes e garrafas e canos de PVC são ótimas opções para dar uma nova utilidade às peças.
3. Escolha produtos e materiais sustentáveis
Para aplicar a sustentabilidade na decoração do seu imóvel, é preciso, antes de mais nada, avaliar os itens decorativos na hora da compra. Por isso, estude a origem dos objetos, a responsabilidade ambiental do fornecedor e até mesmo a embalagem.
Nessa etapa, o importante é saber escolher. Certifique-se do uso de madeira. Utilize apenas as certificadas, de demolição ou de reflorestamento.
Gostou desse post? Pratique a sustentabilidade e compartilhe para mais pessoas aderirem, o meio ambiente agradece e as futuras gerações também.
Comentários
Postar um comentário